Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

'A Gaivota' fez um Passeio à Mealha

06.04.09, CVP - Del.Tavira

No dia 03 de Abril de 2009, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, nomeadamente com o apoio do Palácio da Galeria promovemos uma visita à Mealha, uma aldeia rural do concelho de Tavira. O passeio teve como principais objectivos levar as crianças do nosso Centro de Acolhimento a conhecer a aldeia, os seus habitantes, o modo como é processado o trabalho do campo e a forma como as pessoas vivem nas aldeias mais isoladas.

 

Quando chegámos os habitantes da Mealha, já estavam à nossa espera. Fomos muito bem recebidos e tínhamos a aguardar-nos um delicioso lanche,  na casa de um dos habitantes.
Na aldeia pudemos ver os telhados tradicionais, de telhas de barro, as paredes construídas de pedra, os fornos de pão, as hortas e os quintais onde se guarda a lenha seca para o fogo e as ruas estritas com vários animais à solta… gatos, cães, galinhas, as rãs na ribeira, e também os animais do campo, como as ovelhas e cabras.
Os habitantes ensinaram as nossas crianças a jogar ao pião e esclareceram algumas dúvidas sobre, por exemplo, quais as diferentes espécies hortícolas semeadas. Tivémos ainda a alegria de realizar um piquenique junto à ribeira.
A população da aldeia é maioritariamente idosa, passa os seus dias a cultivar a horta, tratar dos animais e na lida doméstica e, algumas pessoas ainda utilizam os fornos para cozer o pão. 
O passeio foi muito agradável, todos gostaram imenso e aprenderam muito. O nosso muito obrigada a todos os que nos ajudaram, para que este passeio se pudesse realizar!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.