Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Educação e Formação/CAIC 'A Gaivota'

19.04.07, CVP - Del.Tavira

 

O Centro de Apoio Integrado a Crianças ‘A Gaivota’ entrou em funcionamento no dia 30 de Setembro de 2008 e é um equipamento, totalmente novo, composto por duas valências: Centro de Acolhimento Temporário (CAT); e Creche. Está localizado junto à estrada de Santa Luzia, na freguesia de Santiago e, encontra-se ladeado pelo Centro de Saúde e pelo Centro de Hemodiálise.
 
O Centro de Acolhimento Temporário da nossa Delegação tem por finalidade o acolhimento, em regime transitório, por um período não superior a 6 meses, de 20 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 0 aos 12 anos, de uma área geográfica preferencialmente distrital. Esta resposta Social reveste-se de grande importância para a Cruz Vermelha e também para Tavira pois não existia ainda no nosso concelho nenhuma valência que respondesse às necessidades de acolhimento de crianças nesta faixa-etária.
 
A Valência de CAT destina-se a crianças em situação de perigo (definidas pelo art.º 3.º do capitulo I da Lei 147/99, de 1 de Setembro) e que se encontrem numa das seguintes situações: estão abandonadas ou entregues a si próprias; sofrem de maus-tratos físicos ou psíquicos; são vítimas de abusos sexuais; não recebem os cuidados ou afeição adequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação ou desenvolvimento; estão sujeitas a comportamentos que afectem a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional; assumem comportamento ou se entregam a actividades ou consumos que afectem gravemente a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento, sem que os pais, o represente legal ou quem tenha a guarda de facto se lhes oponham de modo adequado a remover essa situação.
 
Assim, esta resposta social concretiza-se, fundamentalmente, por garantir o acolhimento imediato, de crianças em situação de perigo, proporcionando condições para definição do seu projecto de vida e adequado encaminhamento. Sendo a intervenção centrada na criança, numa perspectiva global e multidisciplinar, tentando proporcionar-lhe um ambiente o mais similar possível ao modelo familiar.
 
O nosso CAT é constituído por 1 sala de estudo, 1 sala de convívio, 1 berçário (com capacidade para 5 crianças), 9 quartos duplos e 2 quartos individuais, para além das 20 vagas, disponibilizamos ainda duas camas de emergência, destinadas a responder a situações de carácter urgente e temporário.

 

A Valência de Creche, também disponibilizada neste novo Equipamento destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos e a sua capacidade total é de 66 crianças distribuídas por 6 salas, de acordo com as suas respectivas faixas etárias. Encontra-se aberta de segunda a sexta-feira, das 07h 45m às 18h 30m (existindo tolerância até às 19h:00m); e funciona durante todo o ano não encerrando para férias.
 
Fisicamente esta valência é constituída por: 2 berçários (cada um constituído por 1 sala de berços e 1 sala parque) destinados a receber crianças desde os 4 aos 12 meses (cada uma destas salas tem capacidade para 8 crianças); 1 sala destinada a receber crianças dos 12 aos 18 meses, com capacidade para 10 crianças; 1 sala destinada a crianças dos 18 aos 24 meses, com capacidade para 10 crianças; 1 sala destinada a receber crianças dos 24 aos 30 meses, com capacidade para 15 crianças; e, 1 sala destinada a crianças dos 30 aos 36 meses, com capacidade para 15 crianças.
 
Assim, esta valência destina-se a crianças até os 3 anos (após o período de licença dos pais) e visa proporcionar-lhes condições adequadas ao desenvolvimento harmonioso e global, num processo de cooperação com as famílias em todo o seu desenvolvimento sócio-educativo.
 
Para garantir o funcionamento deste Equipamento e qualidade dos serviços disponibilizados a CVP – Delegação de Tavira apostou numa vasta equipa de profissionais, de carácter multidisciplinar, que asseguram o a vida diária do CAIC 24h por dia, durante todos os dias do ano a saber: 1 Directora Técnica, 1 Gestor (TOC), 2 Auxiliares Administrativas; 1 Dietista, 2 Cozinheiras, 3 Auxiliares de cozinha, 3 Auxiliares de Limpeza e 1 Auxiliar de Lavandaria e Rouparia (que garantem o funcionamento de todos os serviços gerais); 1 Psicóloga, 1 Assistente Social; 1 Educadora Social, 1 Animadora Sócio Cultural e 8 Auxiliares de Acção Educativa (que constituem as Equipas Técnica e Auxiliar do CAT); e, 5 Educadoras de Infância (1 das quais Coordenadora Pedagógica) e 12 Auxiliares de Acção Educativa (que constituem as Equipas Técnico-Pedagógica e Auxiliar da Valência de Creche).
 
O Sapo é Padrinho do CAIC 'A Gaivota' e apoio a nossa actividade: