Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

06 de Julho - Dia Mundial da Cooperação

06.07.08, CVP - Del.Tavira

 

A Cooperação/intervenção humanitária internacional da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) responde a um imperativo que orienta todo o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o de "prevenir e aliviar o sofrimento humano onde quer que ele se verifique".


As necessidades dos beneficiários são, por tal, a principal justificação das intervenções internacionais e, nesse sentido, nenhuma área geográfica é excluída da acção humanitária.
 

Não obstante, há uma certa concentração geográfica das activi-dades de cooperação internacional da CVP que se prende, es-sencialmente, com razões históricas e culturais que contribuem para o impacto e eficiência dos laços que nos unem a outras Sociedades Nacionais.
 

 

Áreas geográficas prioritárias para a cooperação internacional da CVP:

 

1. África. A existência de vínculos estreitos com todos os países africanos de língua portuguesa (laços históricos, culturais e demográficos) promovem uma especial sensibilidade dentro da sociedade portuguesa quando algo ocorre nestes países.
Por outro lado, existe uma relação estreita com muitas Sociedades Nacionais desta região do mundo com as quais a CVP mantém uma grande tradição de cooperação.


2. América Latina e Ásia. A prioridade concedida à América Latina, e mais especifica-mente à de expressão portuguesa, justifica-se não só pelas óbvias razões humanitárias em que se encontram muitos destes países, mas também devido ao facto de existir um claro laço histórico/cultural no espaço ibero-americano. Quanto à Ásia, a prioridade geográfica é dada devido a razões históricas que nos ligam a algumas Sociedades Nacionais desse área do mundo.


3. Outras partes do mundo. A CVP não exclui nenhuma zona respondendo, na medida das suas possibilidades, aos apelos das Sociedades Nacionais, da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

 

 

Contactos:

Cruz Vermelha Portuguesa - Departamento Internacional
Jardim 9 de Abril, 1 a 5, 1249-083 Lisboa
Telefone: 213 913 925 | Fax: 213 913 993
e-mail: cooperacao@cruzvermelha.org.pt

 

Fonte: CVP

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.