Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

A Lição de Pedro

20.06.08, CVP - Del.Tavira

Os jovens do Espaço Gira ao Sol criaram uma banda desenhada sobre Obesidade infanto-juvenil. A Lição de Pedro conta a história de um menino que se alimentava mal e começava a sofrer de obesidade…

 
 
“Numa certa manhã, a Dona Inês mudou-se para casa da sua filha (Maria), e do seu neto (Pedro), pois não queria viver sozinha devido à sua avançada idade, e porque a filha necessitava da sua ajuda para cuidar do filho.
 
A Maria trabalhava muitas horas, para poder dar uma melhor educação ao seu filho, e para poder suportar as despesas da casa. O Pedro passava muitas horas sozinho, principalmente às horas das refeições, fazendo assim com que se alimentasse muito mal, a sua alimentação consistia em sandes, batatas fritas, hambúrgueres, e pizas, pois estes exigiam pouco tempo de preparação e eram os que mais agradavam ao Pedro.
 
Quando a D. Inês chega áquela casa repara que o seu neto tem excesso de peso e receia pela sua saúde, com a sua chegada a avó será a responsável pelas refeições da casa, sendo estas equilibradas e saudáveis.”
 
 
 
 
A Lição de Pedro é uma história em BD (banda desenhada) criada por: Telma Prata, Vanessa Chagas, Sara Sousa, Carla Prata, Sara Salgueiro, Gabriel Ramos, com a orientação da Monitora do Espaço Gira ao Sol, Mónica Candeias.
 
Esta história resultou da participação do Espaço Gira ao Sol no Projecto de Educação Artística “Onze estórias em quadradinhos (de jovens para jovens)" no âmbito da parceria estabelecida entre o Serviço Educativo do Palácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Tavira.
 
Com este Projecto procurou-se, através de experiências nos domínios da escrita, desenho, representação e fotografia, estimular na comunidade juvenil a reflexão e o diálogo sobre duas problemáticas de risco: o absentismo escolar e a obesidade infanto-juvenil (as suas consequências e possíveis soluções).
 
Lançado o desafio, aderiram ao projecto os seguintes parceiros: Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa (Espaço Gira ao Sol); Fundação Irene Rolo (Projecto Alcatruz); Associação Uma Porta Amiga; Escola Básica 2,3 D. Manuel I; e, Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia.
 
O resultado foi a criação de onze narrativas apresentadas sob a forma de fotonovela e banda desenhada, assentes na liberdade criativa dos participantes e numa ética de responsabilidade e cidadania.

2 comentários

Comentar post