Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Presidentes da Delegação de Tavira recebem Medalhas de Mérito

19.06.08, CVP - Del.Tavira

No âmbito das comemorações do Dia da Cidade, 24 de Junho, Terça-feira, o Município de Tavira, à semelhança de outros anos, distingue 20 funcionários, quatro cidadãos e um clube desportivo que se destacaram na sociedade pelo seu percurso de vida. A cerimónia de entrega das medalhas decorre, pelas 10h30, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

 
Dos funcionários homenageados, oito são distinguidos com a medalha de mérito municipal de bons serviços e dedicação, grau cobre, pelos 20 anos de empenho, enquanto que aos restantes 12 é-lhes atribuída a medalha municipal de bons serviços e dedicação, grau prata, pelos 30 anos de trabalho exemplar.
 
O Clube desportivo homenageado, este ano, é o Clube de Karaté de Tavira e dos quatro cidadãos homenageados fazem parte, para além de Manuel Geraldo Jorge de Jesus e José Maria Nunes, Manuel Almeida Martins actual Presidente da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa e António Sequeira Bento Luís, Fundador e primeiro Presidente desta mesma organização.
 
Almeida MartinsManuel Almeida Martins nasceu, em Abrantes, em 1940. Licenciou-se em Medicina na Faculdade Medicina de Lisboa, em 1979. É pós-graduado em Medicina Legal Social e do Trabalho pela Faculdade de Medicina de Coimbra e em Administração Autárquica e Desenvolvimento Rural pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É, também, mestre em Nutrição pela Universidade Autónoma de Barcelona.

Desempenhou funções, de 1979 a 1984, como médico militar da Força Aérea Portuguesa e no Centro de Saúde de Tavira de 1985 até 2006.

Destaca-se a sua acção no Núcleo de Tavira da Cruz Vermelha (CVP). Foi médico voluntário nos anos de 1991 a 1993, pertenceu ao Conselho Executivo de 1998 até 2000 e é, desde Maio de 2000, Presidente do Núcleo de Tavira.

Sob a sua liderança foram vários os projectos que contribuíram para o enriquecimento do concelho de Tavira (Projecto Gira ao Sol- 2001; Plano Formativo da CVP e Plano de Prevenção de Toxicodependências do Concelho de Tavira- 2002; Centro de Apoio Integrado a Crianças e Jovens de Tavira- 2006; a gestão da Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação de Tavira- 2007).

Neste espírito de iniciativa e empreendedorismo, Manuel Almeida Martins quer levar a bom porto os projectos da Unidade Hospitalar da CVP, o Lar de Idosos e a Unidade de Longa Duração.

Bento LuísAntónio Sequeira Bento Luís nasceu em Silves. Exerceu funções de autarca na Assembleia Municipal de Tavira entre 1979 e 1997.

A partir da sua acção e do seu dinamismo surgiu o Núcleo de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa a 13 de Novembro de 1981, tendo sido presidente até 2000.

A primeira unidade que criou foi o Centro de Dia para Idosos, seguindo-se a Actividades de Tempos Livres e o Jardim-de-infância.

Em 1989, aquando das cheias, alojou mais de 200 pessoas e forneceu-lhes, durante dois meses, diariamente, todas as refeições.

Fruto da sua persistência nasceu a primeira escola de socorrismo e, no dia 24 de Junho de 1990, a Unidade de Socorro.

Trabalhou sempre em prol da terceira idade e efectivou o apoio domiciliário, o refeitório social e o apoio domiciliário integrado. É, igualmente, da sua responsabilidade a criação da Clínica de Fisioterapia, a qual foi, durante anos, a única do sotavento algarvio.

Segundo palavras do homenageado há já alguns anos que o Núcleo da Cruz Vermelha de Tavira é, a nível nacional, a maior delegação desta instituição e caracteriza-se pelo grande dinamismo, espírito de iniciativa e de solidariedade que demonstra para com a comunidade.
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.