Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

Huniversal

Blog de notícias e actualidades da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Conheça-nos melhor, descubra as nossas actividades e eventos, deixe-nos o seu comentário...

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

08.03.08, CVP - Del.Tavira
Desde 1975 (Ano Internacional da Mulher) que o dia 8 de Março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, para assinalar a luta histórica para melhorar a vida das mulheres. Este dia é comemorado em todo o mundo a nível local e nacional.
 xx
A Comissão sobre o Estatuto da Mulher é uma comissão funcional das Nações Unidas Conselho Económico e Social, especificamente dedicado às questões da igualdade de género.
 xx
xx
A Comissão foi criada pelo ECOSOC em 1946, e tem como objectivo avaliar os progressos na igualdade entre homens e mulheres, identificar os desafios, definir padrões globais e formular políticas concretas para promover a igualdade de género, fazendo também recomendações ao Conselho sobre problemas urgentes que requerem atenção imediata no domínio dos direitos da mulher.
xx
Em Portugal, conheça:
xxxx

 xx
xx
Integrada na Presidência do Conselho de Ministros a CIG é um dos mecanismos governamentais para a igualdade de direitos e oportunidades. Os seus objectivos, fundamentais e permanentes, são:
  • Contribuir para que mulheres e homens gozem das mesmas oportunidades, direitos e dignidade;
  • Alcançar a corresponsabilidade efectiva das mulheres e dos homens em todos os níveis da vida familiar, profissional, social, cultural, económica e política;
  • Contribuir para que a sociedade reconheça a maternidade e a paternidade como funções sociais e assuma as responsabilidades que daí decorrem. 

xx

xx
A CITE é uma entidade tripartida, criada em 1979, formada por representantes governamentais e dos parceiros sociais (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal - CCP, Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional - CGTP-IN, Confederação da Indústria Portuguesa - CIP e União Geral dos Trabalhadores - UGT).
xx
É tutelada pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, em articulação com o membro do Governo responsável pela área da Igualdade de Género e tem como principais atribuições promover, no sector privado e público:
  • a igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional;
  • a protecção da maternidade e da paternidade; e,
  • a conciliação da actividade profissional com a vida familiar.

xx

xx

Conheça aqui o

III Plano Nacional para a Igualdade, Cidadania e Género (2007-2010)

xx